Regulamento do Aluno

O Regulamento Geral do aluno se constitui em um dos desdobramentos do Regimento Escolar.

1.    Direitos do Aluno

  • Ser respeitado na sua condição de ser humAno, usufruindo de igualdade de atendimento;
  • Participar das aulas e demais atividades promovidas pela Escola, como também solicitar explicações aos professores, e aos demais funcionários, sempre que julgar necessário;
  • Utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pela Escola;
  • Tomar conhecimento da Verificação do Rendimento Escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, médias e frequência nos prazos estabelecidos, podendo sempre que julgar necessário, solicitar revisão de provas no prazo de 2(dois) dias úteis, a partir da sua divulgação.

2.    Deveres do Aluno

  • Entregar a documentação exigida pela Escola no ato da matrícula ou, quando for o caso, no prazo estipulado;
  • A matrícula somente será deferida mediante a apresentação da documentação completa;
  • Cumprir as determinações emanadas da Direção da Escola mediante regimento interno.

3. Movimentação dos Alunos

  • O aluno deve ser pontual e assíduo;
  • Não haverá tolerância de atraso para a primeira aula;
  • Todas as vezes que ocorrer atraso, a família será notificada. Casos especiais serão resolvidos pela Coordenação de Alunos da respectiva série;
  • No caso de falta, a justificativa será dada pela família através de uma ligação telefônica que a Escola realizará logo que a ausência for constatada ou o próprio responsável pelo aluno que poderá procurar a escola para justificar. Em caso de doença o responsável deverá apresentar atestado médico;
  • Saídas antecipadas somente serão permitidas quando solicitadas pelos pais (ou responsáveis) por escrito na agenda do aluno e apresentada à Coordenadora de Alunos;
  • Em caso de emergência o aluno deverá procurar a Coordenação de Alunos da sua série para que a Coordenadora entre em contato com o responsável e só assim autorizará sua saída antecipada.

4.    Fardamento

  • O aluno deverá comparecer fardado todos os dias da semana, exceto nas atividades realizadas aos sábados;
  • Todas as atividades extraturno realizadas pela Escola de segunda a sexta-feira exigem o uso do fardamento escolar;
  • Os alunos do 2° ao 5° Ano do Fundamental no dia de recreação deverão usar a farda de recreação;
  • Durante as aulas de Educação Física será exigido o fardamento próprio para a prática de Atividade Física;
  • O fardamento exige o uso completo, não podendo ser adaptado com outras calças, blusas ou sapatos;
  • Caso não possa comparecer fardado, o aluno só poderá permanecer no Colégio se os pais entrarem em contato com a Coordenação de Alunos antecipadamente e com justificativa.

5. Agenda Escolar

  • A agenda deve permanecer com as mesmas características de quando foi comprada, caso seja descaracterizada (com páginas faltando, adesivos na capa e contra capa, com rabiscos ou sem capa…) o aluno deverá adquirir outra ou organizá-la;
  • O aluno deverá trazer diariamente, para toda e qualquer atividade, sua agenda escolar;
  • Todos os dias o aluno deverá registrar na sua agenda os conteúdos trabalhados por cada professor, bem como as atividades realizadas;
  • A agenda deverá ser assinada diariamente pelo responsável e será vista periodicamente pela Coordenação.

6. Avisos e Circulares

  • O mecanismo mais utilizado pelo Colégio para levar ao conhecimento dos pais eventos ou informações serão as Circulares;
  • Cabe ao aluno entregar aos responsáveis as correspondências enviadas pelo Colégio, devolvendo-as assinadas, quando for o caso, no prazo estabelecido.

7. Livros e Apostilas

  • O aluno deverá trazer todos os dias os livros e/ou apostilas para que haja um bom aproveitamento das aulas, portando os mesmos com zelo e cuidados necessários.

8. Material Escolar

  • O aluno será orientado a zelar pelo seu material escolar (livros, apostilas, cadernos, canetas…), mantendo-o sempre organizado e dando ao mesmo os cuidados necessários: colocar nome, número, série, mantê-lo guardado em uma pasta ou mochila, sem deixar que ele fique exposto sobre as carteiras sem necessidade;
  • Objetos de valor não deverão ser trazidos à Escola;
  • Ao material que é de uso exclusivo do professor o aluno não poderá ter acesso; são eles: pincel, apagador, diário de sala, mapas de notas, datashow, computador, aparelho de som, provas, livros e material de uso pessoal;
  • O Colégio não se responsabiliza por nenhum material, inclusive bicicletas e aparelhos celulares, deixados sobre carteiras ou em suas dependências, bem como por objetos alheios ao ambiente escolar;
  • O material escolar (solicitado no ato da matrícula) deve ser entregue completo ao Setor de Coordenação Pedagógica, sendo este obrigatório e indispensável a todos os alunos.

9. Danos Materiais

  • O aluno deverá indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais à Escola ou a objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários e receberá a nota de custo do conserto (ou da reposição), dentro de três dias do prejuízo ou dano causado.

10. Conduta em sala de aula

Cabe ao aluno:

  • Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores, com empenho e dedicação.
  • Colaborar com o professor na tarefa de promover a integração, ordem e disciplina na sala de aula;
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dos materiais e dos equipamentos do Colégio;
  • Estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados. O não cumprimento deste item acarretará ao aluno a aplicação de advertência ou suspensão;
  • Ser honesto na apresentação das tarefas e outros trabalhos escolares, bem como na realização das provas.
  • Preservar o material existente em sala de aula, inclusive painéis, não riscando, nem retirando nenhum cartaz.
  • Colaborar para que a sala esteja sempre limpa e arrumada.
  • Fazer todos os exercícios e trabalhos passados pelos professores e entregá-los pontualmente; o não cumprimento das tarefas e trabalhos ocasionará carimbos na agenda, conversas com o responsável, advertências e/ou suspensões.

11. Recreio

  • Cabe ao aluno usufruir do recreio de modo saudável, sem promover algazarras, bem como colaborar para a limpeza do pátio não jogando sobras de lanches e embalagens no chão, mas utilizando os cestos distribuídos pelo local;
  • No momento do recreio, nenhum aluno poderá permanecer em sala; os portões ficarão trancados durante este período;
  • Perderá a 4ª aula o aluno que chegar ao portão após o toque do término efetivo do recreio;
  • O aluno, após o término do recreio, deverá aguardar o professor na sala de aula;
  • Duração do recreio: 30 minutos para os alunos do EFI e 20 minutos para os alunos do EFII e Médio.

12. Regras de Convivência

Não será permitido:

  • Promover, incentivar brigas ou nelas se envolver ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior ou nas imediações do Colégio, quando se encontrar uniformizado;
  • Fazer brincadeiras que impliquem agressões corporais;
  • Comemorar aniversários de colegas com manifestações desagradáveis, tais como rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha, etc.

13. Organização do Ambiente Escolar

É proibido:

  • Deixar de apresentar a agenda escolar quando solicitada pelos membros da Escola, emprestá-la a outro com o intuito de burlar ou danificá-la, rasurando-a ou adulterando-a;
  • Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros;
  • Entrar ou sair de sala sem autorização do professor, permanecer na porta nos intervalos de sala dificultando a entrada ou saída dos colegas. Quando o professor entrar em sala, os alunos deverão estar em seus lugares e em silêncio;
  • Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho às atividades escolares;
  • Usar meios fraudulentos quando da realização das avaliações: comunicar-se com colegas, “colar” (pescar) ou portar “colas” (pescas), ou de outros trabalhos;
  • Praticar atos que prejudiquem as atividades escolares, em sala ou fora dela, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam os limites de segurança e da boa educação;
  • Usar indevidamente o nome da Escola ou distribuir impressos que envolvam o nome de colegas, professores e funcionários;
  • Apelidar, xingar, discriminar, ou expor a situações embaraçosas colegas, professores e funcionários;
  • Promover atividades extraclasses como: jogos, campanhas, passeios, coletas, rifas, subscrições, dentro ou fora da Escola, usando o nome de quaisquer de seus órgãos, salvo quando houver autorização da Direção;
  • Comer, mascar chicletes ou balas e/ou pirulitos durante as aulas;
  • Fazer uso de aparelho celular em sala de aula (passar ou receber ligações), devendo, portanto, mantê-lo desligado enquanto houver aula;
  • Ter posturas inadequadas (palavras de baixo calão), deitar-se ou posicionar-se inadequadamente nas dependências e nas imediações da Escola;
  • Namorar nas dependências da Escola;
  • O uso de boné e óculos escuros em sala de aula, bem como em nenhuma outra dependência do Colégio;
  • Gazear aula dentro ou fora da Escola;
  • Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais (informativos, comunicados, convites, circulares, cartas, convites, boletins e outros);
  • Fazer-se acompanhar dentro do Colégio de elementos estranhos a comunidade escolar, sem prévia comunicação;
  • Portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas;
  • Utilizar dos serviços da SECRETARIA, LIVRARIA, BIBLIOTECA e CANTINA durante as aulas;
  • Permanecer na calçada ou nas esquinas da Escola durante seu horário de funcionamento, bem como antes ou após as aulas colocando em risco sua segurança;
  • Sentar-se nos braços das carteiras ou nas mesas escolares;
  • Sair de sala em qualquer momento, inclusive durante a troca de professores, sem justificativa;
  • Trazer ou usar, dentro das dependências da escola, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que emitam fogo, armas de fogo, caneta laser e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem;
  • O uso de corretivo;
  • Jogar baralho dentro do ambiente escolar;
  • Trazer qualquer tipo de material alheio ao interesse da escola (revistas, ipod, smatfones, MP3 e etc);
  • Depredar o patrimônio escolar (pichação, destruição e mau uso do mobiliário escolar e equipamentos eletrônicos, bem como roubo de objetos);
  • Praticar qualquer tipo de comércio, ainda que seja a venda de convites para festas;
  • Trazer à escola escritos, gravuras, revistas, fitas de vídeo e objetos impróprios à instrução e aos bons costumes;
  • Promover festas, nas salas de aula, utilizando comida e bebida sem autorização da Direção.

14.  Ocorrências Disciplinares

A ocorrência disciplinar é um documento da Escola usado com a finalidade de registrar situações de comportamento e atitudes, por parte dos alunos, consideradas graves.

O Regimento Escolar prevê:

  • Nas duas primeiras ocorrências, a família será comunicada através da agenda e o aluno será advertido;
  • Na terceira ocorrência disciplinar, o aluno deverá ser afastado temporariamente da Escola e a família será comunicada;
  • Na quarta ocorrência o aluno será afastado temporariamente da Escola e assinará um termo de compromisso, com a participação da família;
  • O aluno excluído da sala por conduta inconveniente será encaminhado à Coordenação de Alunos, que aplicará as sanções previstas;
  • Todas as medidas previstas pelo regimento serão determinadas pela Direção Administrativa, Direção Pedagógica, Direção Educacional e ouvidos a Coordenação de Alunos, o Serviço de Supervisão Pedagógica e o Serviço de Coordenação Pedagógica;
  • A mudança de turma ou de turno poderá ser utilizada como medida pedagógica – educativa, a qualquer tempo, ouvidos os órgãos citados no item anterior;
  • Considerada a gravidade da infração, poderão ser ultrapassadas uma ou mais etapas previstas, ouvindo o Colegiado;
  • Uma vez esgotados os recursos pedagógicos da escola e persistindo, ainda, comportamentos agressivos e anti-sociais por parte de alunos, a escola poderá lançar mão das seguintes medidas pedagógicas – educativas:

1.1. Transferência consensual, mediante a anuência dos pais por escrito;

1.2. Encaminhamento educativo, ou seja, transferência não – consensual como medida extrema, na conformidade das normas vigentes.

15.  Faltas Graves

São consideradas faltas ou ocorrências disciplinares graves, entre outras:

  • Reincidência na indisciplina;
  • Brigas;
  • Brincadeiras inadequadas com consequências imprevisíveis;
  • Faltar às aulas propositadamente, ficando nas imediações do Colégio;
  • Desacato a colegas, professores e funcionários;
  • Falsificação de documentos e/ou assinaturas;
  • Desrespeito à integridade moral;
  • Dano ao patrimônio do Colégio;
  • Saída sem permissão.