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Regulamento Geral do Aluno

O Regulamento Geral do aluno se constitui em um dos desdobramentos do Regimento Escolar.


1.     Direitos do Aluno
Ser respeitado na sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade de atendimento;

-  Participar das aulas e demais atividades promovidas pela Escola, como também solicitar explicações aos professores, e aos demais funcionários, sempre que julgar necessário;
Utilizar as instalações e os recursos materiais oferecidos pela Escola;

-  Tomar conhecimento da Verificação do Rendimento Escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, médias e freqüência, nos prazos estabelecidos, podendo sempre que julgar necessário, solicitar revisão de provas no prazo de 2(dois) dias úteis, a partir da sua divulgação.

 

2. Deveres do Aluno
-   Entregar a documentação exigida pela Escola no ato da matrícula ou, quando for o caso, no prazo estipulado;
-
  A matrícula somente será deferida mediante a apresentação da documentação completa;
Cumprir as determinações emanadas da Direção da Escola.

 

3. Movimentação dos Alunos

-   Ser pontual;

-   Não haverá tolerância de atraso para a primeira aula;

-   Todas as vezes que ocorrer atraso, a família será notificada. Casos especiais serão resolvidos pelo SOE;

-   Ser assíduo;

-   No caso de falta, a justificativa será feita através de uma ligação telefônica que a Escola passará para tratar sobre a ausência do aluno assim que constatada ou o próprio responsável poderá procurar a escola para justificá-la. Em caso de doença o responsável deverá apresentar atestado médico;

-   Saídas antecipadas somente serão permitidas quando solicitadas pelos pais (ou responsáveis) por escrito na agenda do aluno e entregues ao SOE;

-   Em caso de emergência o aluno deverá procurar o SOE de sua série para que a orientadora entre em contato com o responsável e só assim autorizará sua saída antecipada.

 

4. Fardamento

-   Comparecer fardado todos os dias da semana;

-   Todas as atividades extraturno realizadas pela Escola de segunda a sexta-feira exigem o uso do fardamento escolar;

-   Os alunos do 2° ao 5° Ano do Fundamental no dia de recreação deverão usar a farda de recreação;

-   Durante as aulas de Educação Física será exigido o fardamento próprio para a prática de Atividade Física;

-   O fardamento exige o uso completo, não podendo ser adaptado com outras calças, blusas ou sapatos;

-   Caso não possa comparecer fardado, o aluno só poderá permanecer no Colégio se os pais entrarem em contato com o SOE antecipadamente e com justificativa.

 

5. Agenda Escolar

-   A agenda deve permanecer com as mesmas características de quando foi comprada, caso seja descaracterizada (com páginas faltando, adesivos na capa e contra capa, com rabiscos ou sem capa...) o aluno deverá adquirir outra ou organizá-la;

-   Trazer diariamente, para toda e qualquer atividade, sua agenda escolar;

-   Todos os dias o aluno deverá registrar na sua agenda os conteúdos trabalhados por cada professor, bem como as atividades realizadas;

-   A agenda deverá ser assinada diariamente pelo responsável e será vista periodicamente pela Coordenação.


6. Avisos e Circulares

-   O mecanismo mais utilizado pelo Colégio para levar ao conhecimento dos pais eventos ou informações serão as Circulares;

-   Cabe ao aluno entregar aos responsáveis as correspondências enviadas pelo Colégio, devolvendo-as assinadas, quando for o caso, no prazo estabelecido.

 

7. Livros e Apostilas

-   O aluno deverá trazer todos os dias os livros e/ou apostilas para que haja um bom aproveitamento das aulas, portando os mesmos com zelo e cuidados necessários.

 

8. Material Escolar

-   Zelar pelo seu material escolar (livros, apostilas, cadernos, canetas...), mantendo-o sempre organizado e dando ao mesmo os cuidados necessários: colocar nome, número, série, mantê-lo guardado em uma pasta ou mochila, sem deixar que ele fique exposto sobre as carteiras sem necessidade;

-   Objetos de valor não deverão ser trazidos à Escola;

-   Ao material que é de uso exclusivo do professor o aluno não poderá ter acesso; são eles: pincel, apagador, diário de sala, mapas de notas, datashow, retroprojetor, aparelho de som, provas, livros e material de uso pessoal;

-   O Colégio não se responsabiliza por nenhum material, inclusive bicicletas e aparelhos celulares, deixados sobre carteiras ou em suas dependências, bem como por objetos alheios ao ambiente escolar;

-   O material escolar (solicitado no ato da matrícula) deve ser entregue completo ao Setor de Coordenação Pedagógica, sendo este obrigatório e indispensável a todos os alunos.

 

9. Danos Materiais

-   O aluno deverá indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais à Escola ou a objetos de propriedade dos colegas, professores e funcionários;

-   Receberá a nota de custo do conserto (ou da reposição), dentro de três dias do prejuízo ou dano causado.

 

10. Conduta em sala de aula

Cabe ao aluno:

-   Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores, com empenho e dedicação.

-   Colaborar com o professor na tarefa de promover a integração, ordem e disciplina na sala de aula;

-   Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dos materiais e dos equipamentos do Colégio;

-   Estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados. (o não cumprimento deste item acarretará ao aluno a aplicação de advertência ou suspensão);

-   Ser honesto na apresentação das tarefas e outros trabalhos escolares, bem como na realização das provas.

-   Preservar o material existente em sala de aula, inclusive painéis, não riscando, nem retirando nenhum cartaz.

-   Colaborar para que a sala esteja sempre limpa e arrumada.

-   Fazer todos os exercícios e trabalhos passados pelos professores e entregá-los pontualmente; o não cumprimento das tarefas e trabalhos ocasionará carimbos na agenda, conversas com o responsável, advertências e/ou suspensões.

 

11. Recreio

-   Cabe ao aluno usufruir do recreio de modo saudável, sem promover algazarras, bem como colaborar para a limpeza do pátio não jogando sobras de lanches e embalagens no chão, mas utilizando os cestos distribuídos pelo local;                                             

-   No momento do recreio, nenhum aluno poderá permanecer em sala; os portões ficarão trancados durante este período;

-   Perderá a 4ª aula o aluno que chegar ao portão após o toque do término efetivo do recreio;

-   O aluno, após o término do recreio, deverá aguardar o professor na sala de aula;

-   Duração do recreio: 20 minutos.

 

12. Regras de Convivência

Não será permitido:

-   Promover, incentivar brigas ou nelas se envolver ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior ou nas imediações do Colégio, quando se encontrar uniformizado;

-   Fazer brincadeiras que impliquem agressões corporais;

-   Comemorar aniversários de colegas com manifestações desagradáveis, tais como rabiscar uniformes, jogar ovos, farinha, etc.

 

13. Organização do Ambiente Escolar

É proibido:

-   Deixar de apresentar a agenda escolar quando solicitada pelos membros da Escola, emprestá-la a outro com o intuito de burlar ou danificá-la, rasurando-a ou adulterando-a;

-   Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros;

-   Entrar ou sair de sala sem autorização do professor, permanecer na porta nos intervalos de sala dificultando a entrada ou saída dos colegas. Quando o professor entrar em sala, os alunos deverão estar em seus lugares e em silêncio;

-   Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho às atividades escolares;

-   Usar meios fraudulentos quando da realização das avaliações: comunicar-se com colegas, “colar” (pescar) ou portar “colas” (pescas), ou de outros trabalhos;

-   Praticar atos que prejudiquem as atividades escolares, em sala ou fora dela, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam os limites de segurança e da boa educação;

-   Usar indevidamente o nome da Escola ou distribuir impressos que envolvam o nome de colegas, professores e funcionários;

-   Apelidar, xingar, discriminar, ou expor a situações embaraçosas colegas, professores e funcionários;

-   Promover atividades extraclasses como: jogos, campanhas, passeios, coletas, rifas, subscrições, dentro ou fora da Escola, usando o nome de quaisquer de seus órgãos, salvo quando houver autorização da Direção;

-   Comer, mascar chicletes ou balas e/ou pirulitos durante as aulas;

-   Fazer uso de aparelho celular em sala de aula (passar ou receber ligações), devendo, portanto, mantê-lo desligado enquanto houver aula;

-   O uso de brinco por parte de alunos (homens);

-   Ir ao banheiro ou ao bebedouro após o 2o toque do término do recreio;

-   Ter posturas inadequadas (palavras de baixo calão), deitar-se ou posicionar-se inadequadamente nas dependências e nas imediações da Escola;

-   Namorar nas dependências da Escola;

-   O uso de boné e óculos escuros em sala de aula, bem como em nenhuma outra dependência do Colégio;

-   Gazear aula dentro ou fora da Escola;

-   Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspondências encaminhadas aos pais (informativos, comunicados, convites, circulares, cartas, convites, boletins e outros);

-   Fazer-se acompanhar dentro do Colégio de elementos estranhos a comunidade escolar, sem prévia comunicação;

-   Portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas;

-   Utilizar dos serviços da SECRETARIA, LIVRARIA, BIBLIOTECA e CANTINA durante as aulas;

-   Permanecer na calçada ou nas esquinas da Escola durante seu horário de funcionamento, bem como antes ou após as aulas;

-   Sentar-se nos braços das carteiras nem nas mesas escolares;

-   Sair de sala em qualquer momento, inclusive durante a troca de professores;

-   Trazer ou usar, dentro das dependências da escola, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objetos cortantes, brinquedos que emitam fogo, armas de fogo, caneta laser e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem;

-   O uso de corretivo;

-   Jogar baralho dentro do ambiente escolar;

-   Trazer qualquer tipo de material alheio ao interesse da escola (revistas, ipod, walkman, MP3 e etc);

-   Depredar o patrimônio escolar (pichação, destruição e mau uso do mobiliário escolar e equipamentos eletrônicos, bem como roubo de objetos);

-   Praticar qualquer tipo de comércio, ainda que seja a venda de convites para festas;

-   Trazer à escola escritos, gravuras, revistas, fitas de vídeo e objetos impróprios à instrução e aos bons costumes;

-   Promover festas, nas salas de aula, utilizando comida e bebida sem autorização da Direção.

 

14.  Ocorrências Disciplinares

A ocorrência disciplinar é um documento da Escola usado com a finalidade de registrar situações de comportamento e atitudes, por parte dos alunos, consideradas graves.

O Regimento Escolar prevê:

-   Nas duas primeiras ocorrências, a família será comunicada através da agenda e o aluno será advertido;

-   Na terceira ocorrência disciplinar, o aluno deverá ser afastado temporariamente da Escola e a família será comunicada;

-   Na quarta ocorrência o aluno será afastado temporariamente da Escola e assinará um termo de compromisso, com a participação da família;

-   O aluno excluído da sala por conduta inconveniente será encaminhado ao SOE (Serviço de Orientação Educacional), que aplicará as sanções previstas;

-   Todas as medidas previstas pelo regimento serão determinadas pela Direção Administrativa, Direção Pedagógica, Direção Educacional e ouvidos o Serviço de Orientação Educacional, o Serviço de Supervisão Pedagógica e o Serviço de Coordenação Pedagógica;

-   A mudança de turma ou de turno poderá ser utilizada como medida pedagógica - educativa, a qualquer tempo, ouvidos os órgãos citados no item anterior;

-   Considerada a gravidade da infração, poderão ser ultrapassadas uma ou mais etapas previstas, ouvindo o Colegiado;

-   Uma vez esgotados os recursos pedagógicos da escola e persistindo, ainda, comportamentos agressivos e anti-sociais por parte de alunos, a escola poderá lançar mão das seguintes medidas pedagógicas - educativas:

1.1. Transferência consensual, mediante a anuência dos pais por escrito;

1.2. Encaminhamento educativo, ou seja, transferência não - consensual como medida extrema, na conformidade das normas vigentes.

 

15.  Faltas Graves

São consideradas faltas ou ocorrências disciplinares graves, entre outras:

-   Reincidência na indisciplina;

-   Brigas;

-   Brincadeiras de mau gosto com conseqüências imprevisíveis;

-   Faltar às aulas propositadamente, ficando nas imediações do Colégio;

-   Desacato a colegas, professores e funcionários;

-   Falsificação de documentos e/ou assinaturas;

-   Desrespeito à integridade moral;

-   Dano ao patrimônio do Colégio;

-   Saída sem permissão.

 

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