Infantil

 

  • Séries Ofertadas
  • Infantil I – 1 ano
  • Infantil II – 2 anos
  • Infantil III – 3 anos
  • Infantil IV – 4 anos
  • Infantil V – 5 anos

 

A criança deve completar a idade referente ao curso até 31/03 no ano corrente.

 

 

A Educação Infantil

Caminhamos na esperança de construir uma sociedade justa, fraterna, livre, consciente e responsável, tendo como base os seguintes princípios:

 

  • Formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras.
  • Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.
    Conscientização do aluno dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.
  • Preparação do aluno para que se torne um homem sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.
  • Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo escolher os sinais do tempo.
  • Promoção do processo ensino/aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
  • Promoção de maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver, de forma plena e integral, as potencialidades do homem.

 

A Proposta Pedagógica do Colégio Dom Quintino está pautada na LDB (Lei de Diretrizes e Base) e nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse contexto, a escola entende o seu dever não apenas de “cuidar”, mas o de EDUCAR; entende também que a família tem papel fundamental nesse processo; e que a criança deve ser reconhecida como um ser de direitos, com capacidade de participação e principalmente respeitada com suas características individuais. Dessa forma, o Colégio Dom Quintino é constituído de um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo com uma equipe pedagógica preparada para acompanhar a criança nesse processo intenso de descoberta e de grande crescimento, propiciando uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro da criança.

A Educação Infantil do Colégio Dom Quintino apresenta um trabalho pedagogicamente pensado para o desenvolvimento integral das crianças, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais.

A metodologia da nossa escola está baseada numa teoria sócioconstrutivista fundamentada nos teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire e tem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.

A Filosofia da Escola assume dimensão religiosa, política e social, traduzindo-se por estabelecer como eixo central a formação cristã e humana bem como, a educação para a cidadania, dando assim sua parcela de contribuição na formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do papel do Colégio Dom Quintino na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade. Mas, vamos um pouco além.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.

Sem autonomia não se inova. Sem autonomia a cidadania não se plenifica. A autonomia aprende-se no convívio, desenvolve-se e conquista-se em ambiente de cooperação e interdependência, com respeito ao pluralismo de ideias e de modos de ser.

Partimos do pressuposto de que todo grupo se organiza em torno do respeito aos valores que beneficiem o maior número de pessoas na comunidade. Sugestões que não firam os princípios básicos da escola são sujeitas a discussão em assembleias e muito bem aceitas. Assim, colocamos em prática uma das principais razões de ser do processo educativo: a formação de cidadãos moral e intelectualmente autônomos.

De maneira democrática, ao lado dos pais, assumimos a tarefa de formar indivíduos capazes de questionar o mundo de forma responsável e competente.

Compreendemos a atividade educativa como um conjunto de conhecimentos aplicados por pessoas com a finalidade de favorecer o desenvolvimento de outras pessoas. E pessoas são construídas de um conjunto de características – nem só cabeças pensantes, nem só corpos atuantes: afetos e emoções permeiam todas as atitudes e relacionamentos.

Um ambiente de trabalho alegre, cooperativo e amistoso, em que haja lugar para o afeto e a emoção e se possam expressar sentimentos, fortalece vínculos positivos entre aluno e aluno, entre professor e aluno, e entre o aluno e as tarefas escolares. Quem se sente respeitado em todos os aspectos da personalidade aceita mais facilmente o outro com suas características, suas funções e seus papéis. O grupo se articula e o trabalho flui.

Nosso currículo está pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dividindo-se em dois campos de trabalho:

Formação Social e Pessoal – refere-se às experiências que favorecem a construção do sujeito, na construção da identidade e da autonomia.

Conhecimento de Mundo – refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.

Abordamos o conhecimento de mundo através das seguintes áreas de conhecimento:

Linguagem Oral e Escrita

O aluno do Colégio Dom Quintino vai aprender a ler e a escrever? Irá além disso, porque não aprenderá mecanicamente. Aprenderá a ler com compreensão os diversos tipos de textos, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem, desde cedo, que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar idéias e emoções e interagir com os demais. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

Estas atividades abrem um espaço desafiador para que as crianças observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.

A ideia de que a Matemática é um difícil segredo, reduzindo a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. No Dom Quintino, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de ideias matemáticas relativa a números, medidas, e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, com jogos que envolvem a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.

Existe ainda uma tendência a pensar corpo e mente como realidades completamente distintas. Mas, o movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.

A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas.

As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Ver crianças pintando ou cantando são cenas comuns na Educação Infantil. Mas, é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.

A experiência com as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.

Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Da mesma forma, em aulas de Música, aprendem a ouvir e a canta músicas de diferentes épocas e estilos; aprendem também a explorar instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade.

Língua Estrangeira (Inglês)

Já se sabe que iniciar o ensino de línguas desde cedo apresenta vantagens consideráveis para a aprendizagem: facilita a capacidade de ouvir e pronunciar os sons específicos do idioma. Por isso, o DQ introduziu já no Infantil IV o ensino de Inglês, língua fundamental para o trânsito na cultura do mundo globalizado.

DIREÇÃO GERAL

João Bosco Vieira

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

Professora Nenenzinha Mangueira Vieira

DIREÇÃO ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA

Jean Reuber Mangueira Vieira

DIREÇÃO EDUCACIONAL

Ana Melissa Mangueira Vieira Pereira

DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Ana Milena Mangueira Vieira Teles

SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Ana Melissa Mangueira Vieira Pereira

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA PEDAGÓGICA

Maria Amélia de Oliveira Mangueira

COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Karlla Regina Morais Mangueira Vieira

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tayzza Kelly de Paula

ASSISTENTE DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Zildânia Barretode Sousa

COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA

Wallace Mendes Rocha

COORDENAÇÃO DE ESPORTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Clailton Ferreira de Abreu

Projeto A Hora do Conto 

É um momento onde as professoras contam histórias através de fantoches e dramatização, onde se estimula o gosto pela leitura, percepção visual e auditiva e desenvolvimento oral.

Projeto Exposição Artística

Desde os primeiros Anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Projeto Conta-me Uma História

O Projeto Conta-me uma História tem como objetivo estreitar os laços familiares, fazendo com que você, o responsável pela criança, tenha um contato maior com o seu filho.

Projeto Caixa Surpresa

Em nossas aulas sempre utilizamos a CAIXA SURPRESA a fim de apresentarmos novidades para a turma. Durante a utilização desse recurso didático as crianças ficam eufóricas, atentas e curiosas, com isso expressam com muita facilidade seus pensamentos ampliando seu vocabulário.

Projeto Dia da Fantasia

Preparar a criança para distinguir entre o real e o imaginário, vivenciando os dois mundos de forma lúdica e prazerosa.Preparar a criança para distinguir entre o real e o imaginário, vivenciando os dois mundos de forma lúdica e prazerosa.

SIC (Semana de Integração da Criança) 

O evento constitui um momento de grande aprendizado e descobertas que decorrem de atividades lúdicas, pesquisas e ações práticas de conscientização em relação ao tema proposto.

SLIJ (Semana de Literatura Infanto Juvenil) 

Levar o aluno a refletir e entender, que a leitura pode ser fonte de informação e conhecimento. Partindo do pressuposto que preparar as crianças para o mundo da leitura, desenvolvendo nelas o hábito de ler, para que futuramente possam apropriar-se com mais segurança da escrita, sabendo que ler, escrever, contar histórias, frequentar espaços de leitura são estratégias importantes para a formação de um bom leitor.

Projeto Aulas de Campo

Buscando cada vez mais levar o aluno a um processo ativo de aprendizado e conhecimento crítico, esse evento educacional leva a criança a uma aula em campo, em que novas e inesquecíveis experiências e aprendizados são os nossos maiores objetivos.

Projeto Desafios e Descobertas

A transição do 1º Ano para o 2º Ano é um verdadeiro rito de passagem para os alunos. Novos espaços, novas exigências, novas e mais professoras, novos amigos, nova grade curricular e mais: a entrada no Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver um trabalho com o intuito de minimizar os temores e a ansiedade em relação a essa nova etapa da vida escolar.

Projeto Cozinha Experimental 

A Cozinha Experimental é o ambiente onde são trabalhadas noções de etiqueta, uso efetivo de utensílios nas refeições e a importância de uma boa alimentação, fazendo com que, além da preparação de receitas, as crianças experimentem e tenham contato com os diversos alimentos, coloquem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e/ou na própria cozinha.

UMA GRANDE ESCOLA PERTO DE VOCÊ

  • Rua Cecil Salgado, 53 - Jardim Guanabara Fortaleza/Ce - CEP 60346-200
  • (85) 3282-2102
  • contato@domquintino.com.br

© Copyright 2017-2019 Colégio Dom Quintino | Desenvolvido por:

Fechar Menu