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Fundamental II – Proposta Pedagógica

Caminhamos na esperança de construir uma sociedade justa, fraterna, livre, consciente e responsável, tendo como base os seguintes princípios:

  • Formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras.
  • Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.
  • Conscientização do aluno dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.
  • Preparação do aluno para que se torne um homem sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.
  • Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo escolher os sinais do tempo.
  • Promoção do processo ensino/aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
  • Promoção de maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver, de forma plena e integral, as potencialidades do homem.

O Ensino Fundamental II, do Colégio Dom Quintino, abrange da 6ª à 9ª Série, via uma formação ampla através de uma proposta educacional que contempla o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético.

Dessa forma, os alunos são orientados a desenvolver a capacidade de observar, descobrir e raciocinar, visando a compreensão do contexto em que vivem, comprometidos com a democracia e a cidadania.

Assim, como o Dom Quintino se propõe a ser uma Escola que prepara a vida, acredita que é de sua competência:

Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.

  • Conscientização do aluno dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.
  • Preparação do aluno para que se torne um homem sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.
  • Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo escolher os sinais do tempo.
  • Promoção do processo ensino / aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
  • Os propósitos acima direcionam a organização e o planejamento dos programas das áreas de ensino que compõe o currículo escolar do Dom Quintino.

Filosofia da Escola

A Filosofia da Escola assume dimensão religiosa, política e social, traduzindo-se por estabelecer como eixo central a formação cristã e humana bem como, a educação para a cidadania, dando assim sua parcela de contribuição na formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

O Compromisso com o Aprender

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do papel do Colégio Dom Quintino na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade. Mas, vamos um pouco além.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.