Fundamental I

DIREÇÃO GERAL

João Bosco Vieira

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

Sebastiana Mangueira Vieira

DIREÇÃO ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA

Jean Reuber Mangueira Vieira

DIREÇÃO EDUCACIONAL

Ana Melissa Mangueira Vieira Pereira

DIREÇÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

Ana Milena Mangueira Vieira Teles

SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Ana Melissa Mangueira Vieira Pereira

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVO PEDAGÓGICA

Maria Amélia de Oliveira Mangueira

COORDENAÇÃO GERAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Karlla Regina Morais Mangueira Vieira

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Tayzza Kelly de Paula

COORDENAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Kátia Regina Lima Costa Leal

ASSISTENTE DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Cristiane NascimentoSantos

COORDENAÇÃO DE ESPORTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

Eliosmar Rodrigues Veríssimo

COORDENAÇÃO DE INFORMÁTICA

Wallace Mendes Rocha

Projeto A Hora do Conto

É um momento onde as professoras contam histórias através de fantoches e dramatização, onde se estimula o gosto pela leitura, percepção visual e auditiva e desenvolvimento oral.

Projeto Olimpíadas de Matemática

A matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.

Com esse pensamento, desenvolvemos esse projeto para que a matemática possa dar aos nossos alunos sua contribuição à formação do cidadão, ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

Projeto Crescer

O Projeto Crescer como prática educacional está voltado para a compreensão da realidade social viabilizando desta forma, através de palestras, a aquisição dessas habilidades no educando: a responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

Projeto Exposição Artística

Desde os primeiros Anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Projeto Olímpiada de Redação

O hábito da leitura e da escrita é essencial para a formação de futuros leitores. A escrita é uma atividade social e importante para formarmos indivíduos críticos, criativos, autônomos e transformadores. Faz-se necessário estimular essas atividades, que devem ser apresentadas aos alunos de forma prazerosa. Ler e escrever são conquistas para sempre.

SIC (Semana de Integração da Criança)

O evento constitui um momento de grande aprendizado e descobertas que decorrem de atividades lúdicas, pesquisas e ações práticas de conscientização em relação ao tema proposto.

SLIJ (Semana de Literatura Infanto Juvenil)

Levar o aluno a refletir e entender, que a leitura pode ser fonte de informação e conhecimento. Partindo do pressuposto que preparar as crianças para o mundo da leitura, desenvolvendo nelas o hábito de ler, para que futuramente possam apropriar-se com mais segurança da escrita, sabendo que ler, escrever, contar histórias, frequentar espaços de leitura são estratégias importantes para a formação de um bom leitor.

Projeto Aulas de Campo

Buscando cada vez mais levar o aluno a um processo ativo de aprendizado e conhecimento crítico, esse evento educacional leva a criança a uma aula em campo, em que novas e inesquecíveis experiências e aprendizados são os nossos maiores objetivos.

Projeto Desafios e Descobertas

A transição do 1º Ano para o 2º Ano é um verdadeiro rito de passagem para os alunos. Novos espaços, novas exigências, novas e mais professoras, novos amigos, nova grade curricular e mais: a entrada no Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver um trabalho com o intuito de minimizar os temores e a ansiedade em relação a essa nova etapa da vida escolar.

Projeto Cozinha Experimental

A Cozinha Experimental é o ambiente onde são trabalhadas noções de etiqueta, uso efetivo de utensílios nas refeições e a importância de uma boa alimentação, fazendo com que, além da preparação de receitas, as crianças experimentem e tenham contato com os diversos alimentos, coloquem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e/ou na própria cozinha.

Projeto Aulão de Tabuada

O cotidiano está repleto de situações matemáticas e a construção da tabuada é importante para o aluno, porque permite que ele se defronte com situações novas e aplique seus conhecimentos. Participar aos senhores novos métodos é o caminho viável para se conseguir êxito por está envolvendo escola e família. Fazer com que os alunos aprendam a tabuada de maneira lúdica e expressiva.

Caminhamos na esperança de construir uma sociedade justa, fraterna, livre, consciente e responsável, tendo como base os seguintes princípios:

 

  • Formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras.
  • Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.
  • Conscientização do aluno dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.
  • Preparação do aluno para que se torne um homem sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.
  • Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo escolher os sinais do tempo.
    Promoção do processo ensino/aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
  • Promoção de maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver, de forma plena e integral, as potencialidades do homem.

 

A Proposta Pedagógica do Colégio Dom Quintino está pautada na LDB (Lei de Diretrizes e Base) e nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais). Nesse contexto, a elaboração da Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I se faz necessária e indispensável, por considerarmos ser a proposta essencial para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sólido baseado na filosofia do colégio.

Optamos por esta proposta de trabalho para o Ensino Fundamental I, por acreditarmos no seu verdadeiro comprometimento com a formação do ser humano como cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.

Nesta abordagem as crianças são trabalhadas como indivíduos que pertencem a grupos sociais, portanto, cooperativas, críticas, criativas, autônomas e responsáveis.

A identificação e apropriação do conhecimento com o objeto de estudo é essencial para o crescimento intelectual do aluno. O ambiente (sala de aula) deverá proporcionar uma identificação com esse objeto de estudo bem como todos aqueles que estão envolvidos.

Nesse sentido, nossa proposta pedagógica defende um ensino de qualidade, onde as diferenças existentes entre as crianças são reconhecidas e valorizadas, sem discriminação de raça, sexo, classe social, religião, e que assim todas as crianças sejam trabalhadas e respeitadas, levando em conta seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos.

Nossa prática pedagógica segue uma perspectiva humanista fundamentando-se em três teóricos da educação: Paulo Freire, Piaget e Vygotsky e tem como objetivo levar a criança a explorar tudo que está em sua volta e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos na construção de um mundo melhor.

A Filosofia da Escola assume dimensões religiosas, política e social, traduzindo-se por estabelecer como eixo central a formação humana bem como, a educação para cidadania, dando assim sua parcela de contribuição na formação de indivíduos críticos, criativos, autônomos e capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do papel do Colégio Dom Quintino na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade. Mas, vamos um pouco além.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.

Nosso currículo está pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), dividindo-se em dois campos de trabalho:

Formação Social e Pessoal – refere-se às experiências que favorecem a construção do sujeito, na construção de identidade e de autonomia.

Conhecimento de Mundo – refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.

Abordamos o conhecimento de mundo através das seguintes áreas do conhecimento:

Língua Portuguesa

O aluno do Ensino Fundamental I do Colégio Dom Quintino vai aprender a ler e a escrever corretamente? Irá além disso, porque irá ter prazer de ler com compreensão os diversos tipos de textos, inclusive os bons textos literários. A leitura será uma fonte de lazer e de desenvolvimento da imaginação. Nossos alunos sabem que podem usar a linguagem de forma criativa, para expressar ideias e emoções e interagir com os demais usufruindo assim, da Ciranda de Livros para dar vida a esse processo de leitura prazerosa. Assim, iniciam um processo para se tornar um leitor e um escritor competente.

Língua Estrangeira (Inglês)

O ensino da Língua Inglesa no Ensino Fundamental I, nada mais é do que a continuidade do estudo da língua de maneira a facilitar a capacidade de ouvir e pronunciar os sons específicos do idioma, trabalhando também a sua gramática de maneira lúdica e se firmando como língua fundamental para o trânsito na cultura do mundo globalizado.

Ciências Naturais

O estudo das Ciências Naturais não se fundamenta apenas em sua teoria, mas bem como no estudo de experiências para que estabeleçam relações entre o que observam e o que sabem das coisas observadas, garantindo a compreensão de conceitos e a aprendizagem significativa.

Ciências Sociais

Essa área do conhecimento abre um espaço desafiador para que os alunos observem o mundo, façam perguntas, atuem sobre os fenômenos, estabeleçam relações sociais e filosóficas, possibilitando assim, que os alunos tenham uma visão de mundo mais crítica e sociointerativa respeitando a opinião de cada ser individual.

Raciocínio Lógico Matemático

A ideia de que a Matemática é um difícil segredo, reduzindo a contas e fórmulas, provoca o distanciamento de muitos alunos dessa ciência fundamental. No Dom Quintino, as atividades encorajam a exploração de uma variedade de ideias matemáticas relativa a números, medidas, e geometria, conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, com jogos que envolvam a contagem e operações aritméticas, e que possibilitam desenvolver o raciocínio lógico.

Artes

Ver crianças pintando, interpretando ou cantando são cenas comuns no Ensino Fundamental I. Mas, é muito importante que os pais saibam que esse trabalho pode ser desenvolvido em diferentes graus de qualidade.

A experiência coma as Artes abre novos horizontes para o ser humano, amplia as possibilidades de percepção do mundo e de expressão.

Desde a 2ª Série, as crianças desenvolvem atividades musicais, pintando, esculpindo, criando, interpretando e apreciando trabalhos de artistas consagrados.

UMA GRANDE ESCOLA PERTO DE VOCÊ

  • Rua Cecil Salgado, 53 - Jardim Guanabara Fortaleza/Ce - CEP 60346-200
  • (85) 3282-2102
  • contato@domquintino.com.br

© Copyright 2017-2019 Colégio Dom Quintino | Desenvolvido por:

Fechar Menu