Início Fundamental I – Projetos

Fundamental I – Projetos

Projeto A Hora do Conto

É um momento onde as professoras contam histórias através de fantoches e dramatização, onde se estimula o gosto pela leitura, percepção visual e auditiva e desenvolvimento oral.

Projeto Olimpíadas de Matemática

A matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é visto como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.

Com esse pensamento, desenvolvemos esse projeto para que a matemática possa dar aos nossos alunos sua contribuição à formação do cidadão, ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios.

Projeto Crescer

O Projeto Crescer como prática educacional está voltado para a compreensão da realidade social viabilizando desta forma, através de palestras, a aquisição dessas habilidades no educando: a responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

Projeto Exposição Artística

Desde os primeiros Anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições.

Projeto Olímpiada de Redação

O hábito da leitura e da escrita é essencial para a formação de futuros leitores. A escrita é uma atividade social e importante para formarmos indivíduos críticos, criativos, autônomos e transformadores. Faz-se necessário estimular essas atividades, que devem ser apresentadas aos alunos de forma prazerosa. Ler e escrever são conquistas para sempre.

SIC (Semana de Integração da Criança)

O evento constitui um momento de grande aprendizado e descobertas que decorrem de atividades lúdicas, pesquisas e ações práticas de conscientização em relação ao tema proposto.

SLIJ (Semana de Literatura Infanto Juvenil)

Levar o aluno a refletir e entender, que a leitura pode ser fonte de informação e conhecimento. Partindo do pressuposto que preparar as crianças para o mundo da leitura, desenvolvendo nelas o hábito de ler, para que futuramente possam apropriar-se com mais segurança da escrita, sabendo que ler, escrever, contar histórias, frequentar espaços de leitura são estratégias importantes para a formação de um bom leitor.

Projeto Aulas de Campo

Buscando cada vez mais levar o aluno a um processo ativo de aprendizado e conhecimento crítico, esse evento educacional leva a criança a uma aula em campo, em que novas e inesquecíveis experiências e aprendizados são os nossos maiores objetivos.

Projeto Desafios e Descobertas

A transição do 1º Ano para o 2º Ano é um verdadeiro rito de passagem para os alunos. Novos espaços, novas exigências, novas e mais professoras, novos amigos, nova grade curricular e mais: a entrada no Ensino Fundamental I. Tem como objetivo desenvolver um trabalho com o intuito de minimizar os temores e a ansiedade em relação a essa nova etapa da vida escolar.

Projeto Cozinha Experimental

A Cozinha Experimental é o ambiente onde são trabalhadas noções de etiqueta, uso efetivo de utensílios nas refeições e a importância de uma boa alimentação, fazendo com que, além da preparação de receitas, as crianças experimentem e tenham contato com os diversos alimentos, coloquem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e/ou na própria cozinha.

Projeto Aulão de Tabuada

O cotidiano está repleto de situações matemáticas e a construção da tabuada é importante para o aluno, porque permite que ele se defronte com situações novas e aplique seus conhecimentos. Participar aos senhores novos métodos é o caminho viável para se conseguir êxito por está envolvendo escola e família. Fazer com que os alunos aprendam a tabuada de maneira lúdica e expressiva.