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Ensino Médio – Proposta Pedagógica

Caminhamos na esperança de construir uma sociedade justa, fraterna, livre, consciente e responsável, tendo como base os seguintes princípios:

  • Formação integral do aluno, desenvolvendo suas potencialidades intelectuais, afetivas e motoras.
  • Formação do aluno, da consciência social e visão histórica e crítica da sociedade.
  • Conscientização do aluno dos seus direitos e deveres enquanto cidadão.
  • Preparação do aluno para que se torne um homem sujeito de sua própria história, vivenciando a comunhão e a participação.
  • Capacidade do aluno para o acompanhamento do progresso, respeitando as raízes e sabendo escolher os sinais do tempo.
  • Promoção do processo ensino/aprendizagem em que o professor seja um elemento catalisador do processo do qual o aluno é o centro.
  • Promoção de maior integração entre a família, a escola e a comunidade, para que, através de ação e ajuda conjuntas, possam desempenhar com maior eficácia seus papéis, que se identificam à medida que pretendem desenvolver, de forma plena e integral, as potencialidades do homem.

Preparados para a vida

O Ensino Médio do Colégio Dom Quintino busca a formação de pessoas realizadas, com base em conceitos e valores que aliados a sólidos conhecimentos e habilidades proporcionem aos estudantes se preparem para os desafios, encerrando um ciclo de transformação e preparação para a vida adulta.

Durante o período dos 03 anos de Ensino Médio, o Dom Quintino promove um ensino com objetivos que proporcionam ao aluno:

  • Desenvolver as competências e habilidades;
  • Desenvolver a capacidade de refletir sobre situações cotidianas;
  • Consolidar valores e atitudes;
  • Elaborar projetos de vida;
  • Compreender o outro e colocar-se na perspectiva da coletividade;
  • Buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
  • Compreender a cidadania como o exercício de direitos e deveres;
  • Ser orientado sobre sua escolha profissional;
  • Ingressar no Ensino Superior;
  • Ser um profissional competente, humano e consciente de sua atuação na área social;
  • Ser um cidadão ou cidadã feliz.

Para alcançar essas metas os alunos do Ensino Médio do Dom Quintino, contam com uma infraestrutura escolar necessária para o bom desenvolvimento da aprendizagem: equipe pedagógica e de professores competentes e qualificados; espaços e equipamentos próprios para esse fim e os Projetos Pedagógicos que norteiam os pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma das disciplinas.

Dessa forma, a Proposta Pedagógica do Ensino Médio do Dom Quintino, quer preparar cidadãos para a vida, buscando a formação de pessoas realizadas e felizes.

Tendo uma larga experiência em preparação para o vestibular o Colégio Dom Quintino possui uma proposta inovadora para o pré-vestibular atualizada com as novas tendências da educação dando ênfase aos eixos cognitivos explorados pelo ENEM (Dominar linguagens II. Compreender fenômenos III. Enfrentar situações-problema IV. Construir argumentação V. Elaborar propostas).

O Pré-Vestibular DQ possui uma das maiores cargas horárias de Fortaleza com 37h/aulas semanais, oferecendo ao aluno a oportunidade de fazer uma revisão completa dos conteúdos do Ensino Médio, facilitando a exploração de exercícios com o intuito de assimilar as aulas com mais clareza. Possuímos a melhor equipe de professores da região e salas de aula com uma ótima estrutura física (projetores multimídia e ar condicionado).

Sabemos que é através do nosso trabalho, da confiança depositada pelas famílias dos nossos alunos e do esforço dos nossos pré- universitários que conseguimos alcançar êxito aprovando todos os anos para as melhores universidades do nosso estado.

Filosofia da Escola

A filosofia da escola assume dimensão religiosa, política e social, traduzindo-se por estabelecer como eixo central a formação cristã e humana bem como, a educação para a cidadania, dando assim sua parcela de contribuição na formação de indivíduos críticos, criativos e autônomos capazes de agir no seu meio e transformá-lo.

O Compromisso com o Aprender

Por entendermos a Educação como um processo de fundamental importância para a transformação social e a conquista da cidadania, estamos cientes do papel do Colégio Dom Quintino na sociedade. Sabemos que a atividade educacional constitui um compromisso social, e que nós, seus agentes, somos responsáveis por seus resultados perante a sociedade. Mas, vamos um pouco além.

Acreditamos que o aluno tem o compromisso de aprender. Sua responsabilidade de aplicar seu conhecimento na vida social começa na escola. Por isso, trabalhamos com a convicção de que a educação não é apenas um direito, mas também um dever para com a sociedade em que vivemos.